Agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência mental.
Se for criança trate como criança, se for adolescente, trate-a como adolescente, se for uma pessoa adulta, trate-a como tal. Infantilizar não irá ajudar ao aluno.
Não as ignore. Cumprimente e despeça-se delas normalmente, como faria com qualquer pessoa.
Não superproteja. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for estritamente necessário.
Não subestime a sua inteligência. O ritmo delas é mais lento, mais podem adquirir muitas habilidades quando ensinadas (aliás como qualquer pessoa).
São muito carinhosas.
Deficiência mental não deve ser confundida com doença mental.
Vou assumir uma turma de deficientes intelectuais. Não tenho experiência alguma, mas estou lendo tudo o que posso e tenho um desejo enorme de realizar esta trabalho.
ResponderExcluirProvavelmente terei que começar com a alfabetização deles... Tem alguma dica?? Obrigada, Jeane.
Estou trabalhando na SAAI-prefeitura de SP- sala para atendimento á alunos com deficiência.
ResponderExcluirEstou procurando atividades que posam ser aplicadas á esses alunos.
Amei o seu Blog.
Parabéns