sábado, 3 de outubro de 2009

Atividades






Atividades Lúdicas
“A brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Nesse sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e imitação da realidade” - (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil)
O faz de conta refere-se ao “mundo do imaginário, da fantasia” . É nas brincadeiras que as crianças encontram sentido para sua vida, é nelas que idéias se concretizam e que as experiências são construídas de muitos modos e repetidas quantas vezes a criança quiser.
As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, sendo também uma forma de auto-expressão. Com o faz de conta, a criança pode imaginar, imitar, criar. Assim, pouco a pouco, elas vão ampliando seu mundo.
O parquinho e a brinquedoteca são lugares que propiciam às crianças entrarem no mundo da fantasia, estimulando a criatividade e dando possibilidades a elas de construírem símbolos, cenários, personagens ou qualquer coisa que desejarem , desde animais a super-heróis. O faz de conta permite também que as crianças interajam uma com as outras, estimulando inclusive a exploração de todas as linguagens


6 comentários:

  1. É muito bom ver a prática!
    Vamos seguir vcs, para continuarmos vendo esta riquissima prática com jogos!
    beijos
    Vivian e Glaciani

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS!!!Muito bem, gostamos das atividades, textos e tudo.
    Um abraço!
    Andréia e Lilian

    ResponderExcluir
  3. JOGOS É UMA ÓTIMA FERRAMENTA!
    ELES ADORAM!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das atividades ludicas porque são elas que ajudam no crescimento das crianças em fase de pré escola.

    ResponderExcluir
  5. Gostamos muito da atividade com alfabeto confeccionado com sucatas,e já pensamos em fazer um como este na aula de artes.

    ResponderExcluir
  6. Gostamos muito das idéias das atividades, colocaremos em prática.
    Abraços
    Vivi e Lira

    ResponderExcluir